Jacó Guinsburg

Jacó Guinsburg

Jacó Guinsburg, Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1973). Atuou como professor do curso de pós-graduação e professor orientador da Universidade de São Paulo. Como tradutor vem atuando desde 1948, tendo vertido para o português, obras de Descartes, Diderot, Platão entre outros. É crítico e ensaísta. Considerado um dos mais importantes especialistas em teatro russo e ídiche. Semiologista e teórico de teatro. Diretor de coleções e editor de obras sobre o teatro pela Editora Perspectiva. Começou na ECA/USP em 1964, na Escola de Arte Dramática (EAD), onde ministrou a disciplina “Crítica Teatral”. Em 1967, foi para o recém-criado Departamento de Teatro, mais tarde, de Artes Cênicas. Sob este novo prisma, passou a concentrar seus estudos particularmente em teoria e estética teatral e no teatro russo, judeu e ídiche e no teatro do absurdo. Se aposentou em 1991 e foi homenageado como o título de Professor Emérito da USP em 2001. Em 1975 recebeu a Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo e o Prêmio do Mérito Intelectual Judaica.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacob_Guinsburg

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=personalidades_biografia&cd_verbete=768

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4721135A6

 

Para mais informações acesse o Memorial de Jacó Guinsburg.

Jacó Guinsburg - Parte 2

"É o que eu posso pensar. E estou dizendo isso sem pretender, digamos, puxar sardinhas para as minhas brasas. Eu fui apenas uma parte ínfima, quase inexistente, nesse processo"
Ficha técnica: 

Tipo: História de Vida

Entrevistador: César Bargo

Produção: Lis Coutinho

Câmeras: César Bargo, Caio Lamas, Robeilton Moraes

Data: 07/12/11

Local da entrevista: Editora Perspectiva

Jacó Guinsburg - Parte 1

"Com grande desconfiança, merecida, do Alfredo Mesquita, inicialmente, porque eu havia apenas escrito alguns trabalhos sobre teatro, um ou outro trabalho que aparecia no Estadão, quando eu colaborava no suplemento literário. Mas eu comecei a dar aulas e, não sei se por boa vontade dos alunos ou da Maria Theresa Vargas, eu acabei ficando como professor"
Ficha técnica: 

Tipo: História de Vida

Entrevistador: César Bargo

Produção: Lis Coutinho

Câmeras: César Bargo, Caio Lamas, Robeilton Moraes

Data: 07/12/11

Local da entrevista: Editora Perspectiva