História

O Projeto Memórias da ECA é fruto das comemorações dos 45 anos da ECA em  2011 (http://www5.usp.br/3510/eca-comemora-45-anos/). No evento que comemorou o aniversário da unidade, foi apresentado um projeto que buscava mapear e recuperar as memórias da Escola da Comunicações e Artes da Universidade (ECA) de São Paulo (USP). Tendo em vista a importância que esta instituição tem não apenas dentro da USP, como também na formação de profissionais e acadêmicos das áreas de Comunicações e Artes, justifica-se a necessidade de um estudo que privilegie suas memórias. Tal resgate está sendo realizado através de uma pesquisa abrangente com diversos tipos de fontes, tais como documentos oficiais, imagens estáticas, imagens em movimento, gravação de videoentrevistas, periódicos e documentação sonora.

Para que esses objetivos fossem alcançados, em 2012, através da Portaria Interna nº 08, foi criada pela Diretoria da Escola uma comissão composta por diversos professores dos diferentes departamentos. A partir dessa Comissão as atividades de pesquisa foram possíveis através de fomentos obtidos junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O objetivo é criar uma base de dados com documentos digitalizados, arquivos de som, de imagem estática e de imagem em movimento. Paralelamente à esta atividade, estão sendo realizadas videoentrevistas com docentes e servidores ativos e aposentados, além de alunos ativos e egressos.