Maria Aparecida Baccega

Maria Aparecida Baccega, Livre Docente em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP; Docente, aposentada desde 2003. Pesquisadora e orientadora do Programa de Mestrado Comunicação e práticas de consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing SP, desde 2003, do qual foi coordenadora adjunta de 2003 a 2007; Professora e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes, tendo ministrado graduação e pós-graduação stricto e lato sensu e também chefe de Departamento de 1992 a 1996, entre outros cargos. Fundadora e editora da revista Comunicação &Educação (USP; Paulinas) de 1994 a 2003 da qual hoje é Membro do Conselho Editorial e da Comissão de Publicação. Coordenou a equipe fundadora do Curso de Gestão da Comunicação, tendo sido sua Coordenadora, além de docente e orientadora, de 1993 a 2003. Atualmente é Coordenadora Honorária. Pesquisadora do Centro de Pesquisa de Telenovela, do Centro de Pesquisa Comunicação e trabalho, ambos da USP e do Núcleo de Pesquisa Comunicação e práticas de consumo, da ESPM SP, além do OBITEL (Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva), que congrega países da América Latina, países da Europa Ibérica, além da Itália. É membro do Conselho Editorial de várias revistas acadêmicas, entre as quais Comunicação, Mídia e Consumo, editada pelo Mestrado da ESPM. Autora de artigos e capítulos de livros, tem vasta contribuição no campo comunicação e educação, além de livros, entre os quais: Palavra e discurso (Ática); Comunicação e linguagem (Moderna); Televisão e escola: uma mediação possível? (Senac); Gestão de processos comunicacionais (org.) (Atlas); Comunicação e culturas do consumo (org.) (Atlas). Coordena o grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq "Comunicação e consumo: Educação e Cidadania" do PPGCOM-ESPM-SP
Fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987T6