Projeto de criação do Instituto de Artes
Uma Comissão de Trabalho é organizada pelos chefes dos departamentos das áreas de artes para elaborar um projeto de criação do Instituto de Artes.
A possibilidade de desmembramento da escola em dois institutos, separando a área de comunicação da de artes, foi cogitada diversas vezes durante a trajetória da ECA.
O assunto foi levantado já em 1965 durante as reuniões da comissão responsável pela estruturação da nova faculdade, numa das quais foi aprovado um parecer assegurando que a Escola de Arte Dramática fosse transferida assim que o Instituto de Artes fosse instituído (p. 150, Ata de 22/11/1965).
A primeira tentativa de colocar em prática o projeto de separação da ECA foi em 1968, durante a Reforma Universitária. Após a data, o desmembramento só viria a ser cogitado em 1986, por demanda do diretor Walter Zanini e dos próprios professores das áreas de artes. A mesma discussão ocorreu em 1994, quando José Peñuela ocupava o cargo de diretor.
Após os três engavetamentos do projeto, a criação do Instituto de Artes volta a ser tema de debate em 2013, com a formação de um grupo de trabalho para estruturar a proposta.